O glúten é uma rede proteica formada pelo conjunto de proteínas e está presente em diversos alimentos. Contraindicado a pessoas com quadros de Doença Celíaca e SGNC (Sensibilidade ao Glúten Não-Celíaca), o glúten ainda gera dúvidas nas pessoas que se perguntam se ele faz bem ou não à saúde. Então, neste post listamos 5 benefícios de uma dieta sem glúten.
Quais alimentos contêm glúten?
Antes de falar sobre os benefícios de adotar uma rotina gluten free, vamos ver quais alimentos contêm a proteína?
De modo geral, o glúten faz parte da vida da maioria das pessoas. Encontrado em grãos como trigo, centeio, cevada e espelta, ele está em uma longa lista de alimentos. Os principais são:
Grãos: amido de trigo, aveia, centeio, cereais e granola, cevada, espelta, farinhas em geral, farro, Grão de Kamut ou Trigo Khorasan, levedura de cerveja, malte, semolina, trigo e trigo Einkorn.
Bebidas: achocolatado, café, cerveja, gim, uísque, vinagre de malte e vodka.
Produtos derivados: biscoitos e bolachas, bolos, crepes, massas, molhos industrializados como ketchup, maionese etc., pães, panquecas, pizza, rabanadas, salgadinhos, sopas prontas, torradas, tortilhas e waffles.
Vale ressaltar, porém, que alguns dos produtos citados podem ser encontrados na versão sem glúten após passar por um processo de remoção.
Mas, agora que já sabemos quais alimentos possuem glúten na formulação, chegou a hora de falarmos sobre os benefícios de retirá-los da rotina. Vamos nessa?
Benefícios de uma dieta sem glúten
Cortar o consumo de alimentos industrializados, como muitos da lista apresentada anteriormente, é uma boa maneira de melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, podemos dizer que apostar em uma dieta sem glúten pode nos ajudar a ter uma alimentação mais leve e saudável. Sendo assim, os principais benefícios da dieta sem glúten são:
Diminuir a ingestão de calorias: como boa parte dos alimentos que são fonte de carboidrato, como pães e massas, possuem glúten, uma alimentação sem a proteína pode ajudar a diminuir a ingestão calórica. No entanto, deve haver acompanhamento de um profissional de nutrição para instruir a melhor dieta.
Reduzir o risco de inflamações: se um indivíduo possui uma desordem alimentar relacionada ao glúten, ao adotar uma dieta sem ele, poderá reduzir o risco de inflamações causadas por doenças autoimunes, além de outros problemas intestinais.
Melhorar a digestão: o glúten confere elasticidade aos alimentos e isso faz com que a região abdominal de quem o ingere com frequência fique estufada, dificultando a digestão e causando maior retenção de líquidos. Sem ele, o corpo tende a ter um processo de digestão mais fácil, reduzindo inclusive os gases e inchaços.
Balancear a alimentação: já que o glúten está presente em grande parte de alimentos industrializados, ao cortar essa proteína temos a chance de experimentar uma rotina com novas possibilidades, abrindo espaço para produtos naturais e saudáveis, como frutas, por exemplo.
Diminuir a fome: como já vimos, o glúten está presente em muitos alimentos industrializados e também em carboidratos como pães e massas, que por conta de suas características nutricionais, não saciam a fome por muito tempo. Portanto, ao substituí-lo por alimentos mais equilibrados podemos diminuir a fome e a compulsão alimentar.
Embora possa ser visto como um vilão para muitas pessoas, o glúten é contraindicado apenas para aqueles que possuem desordens alimentares. Os que querem optar espontaneamente por uma dieta sem glúten podem experimentar todos os benefícios que citamos no post, desde que sejam instruídos por um nutricionista.
De toda forma, se você quer ou precisa seguir uma alimentação livre de glúten, essa é uma boa oportunidade para conhecer a linha de produtos sem glúten, soja e lactose da Celivita Gluten Free. Nossa loja conta com muitas opções de snacks, pães e outros produtos que vão tornar sua rotina sem glúten muito mais prática, segura e saborosa. Confira!